A publicidade à beira do abismo: o desconforto de viver e consumir numa era de incertezas

Palabras clave: publicidade, internet, mercado, inteligência artificial, consumo

Resumen

O que pode o consumo? Essa questão retórica nos leva a pensar que o mercado publicitário e de consumo vivem em um terreno movediço, cujas incertezas são seus pilares. Marcas, produtos e serviços estão em metamorfose a todo tempo. Consumimos e experienciamos com o desejo que sejam momentos únicos. Assim, o ciclo de vida dos produtos sofre uma vertiginosa variação. Esse texto tem a intenção de discutir sobre a contemporaneidade e a volatilidade no campo publicitário, bem como, refletir essas mudanças advindas de uma era mediada pela internet, digitalidade e uso exacerbado das mais diversas Inteligências Artificiais. A partir disso, faz-se urgente pensar a profissionalização do publicitário, frente a um mundo cujas representações estão em formato digital, virtual e on line 24h por dia, 07 dias por semana. A necessidade de estudos e trabalhos no campo de uma alfabetização midiática, artística, publicitária e ética para a formação de consumidores mais reflexivos e atentos às demandas não apenas individuais, mas pensar no coletivo. Para refletir acerca de tais problematizações, dialogamos com Le Breton (2015) acerca do transhumano e da virtualização de si, Foucault (1987) vigilância e punição reverberada em confissões de si na mídia, gerando um sequestro identitário, Maestrutti (2011), indagando os imaginários nanotecnológicos e e-codificáveis e Kotler (2021) dialogando com o Marketing 5.0 direcionado por dados e como criar um ecossistema de dados para uma melhor seleção de mercados-alvo. Concluimos que é imperativo repensar o campo publicitário, os publicos-alvo e o mercado, para juntos, promover uma alfabetização midiática, humana e ética de todos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Josenildo Soares Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doctorado en Estudios del Lenguaje por la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (2014). Realiza un posdoctorado en el Institut dÉtudes Avancées de lUniversité de Strasbourg/Francia, supervisado por David Le Breton, investigando las heterotopías corporales contemporáneas en el espacio digital. Maestría en Ciencias Sociales por la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (2006). Especialista en Educación Primaria por la Universidade Potiguar (2003). Licenciado en Publicidad por la Universidade Potiguar (1999). Profesor del curso de Publicidad del Departamento de Comunicación Social de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte(UFRN). Profesor permanente del Programa de Postgrado en Estudios de Medios (PPgEM) de la UFRN. Subdirector del Centro de Ciencias Humanas, Letras y Artes - CCHLA (2019 - 2023). Director del Centro de Ciencias Humanas, Letras y Artes - CCHLA (2023 - 2027). Miembro fundador de RELAIP - Red Latinoamericana de Investigadores en Publicidad/Colombia. Líder del Grupo de Investigación BODY POLICY: grupo de estudio interdisciplinario, prácticas discursivas y política del cuerpo. Desarrolla estudios en Discurso Publicitario, Publicidad y problemáticas de género, sexualidad, análisis foucaultiano y construcción de subjetividades a través de los medios de comunicación.

Citas

-
Publicado
19-12-2024
Cómo citar
Bezerra, J. S. (2024). A publicidade à beira do abismo: o desconforto de viver e consumir numa era de incertezas. Revista De La Asociación Española De Investigación De La Comunicación, 11(22), raeci112202. https://doi.org/10.24137/raeic.11.22.2